terça-feira, 19 de outubro de 2010

Qual a diferença de amor e paixão?

O mundo tem andado doente. A valorização da mulher e do homem está cada vez mais em declínio. Tanto os homens quanto as mulheres não sabem mais o que é se guardar para uma relação mais durável e constante, pois o que mais importa hoje é a saciação dos seus próprios desejos. A banalização dos próprios sentimentos gera uma dúvida em grande parte dos jovens e muitas vezes dos adultos também, onde não sabem a verdadeira diferença entre amor e paixão.

A paixão é algo muito divulgado e mostrado pela mídia. É fácil ver em novelas, pessoas que se casam e se separam com muita frequência e a maior parte do público acredita nisso como se fosse uma realidade. O aumento do numero de jovens que não acreditam mais no casamento, na fidelidade e na lealdade é gritante, mas não culpo eles por isso. Podemos observar hoje em dia a quantidade de jovens que tem os pais separados e que muito pouco tem a presença do pai ou da mãe dentro do ambiente familiar, isso acaba gerando uma espécie de inconformismo seguido da perda da esperança e com isso deixam de acreditar que podem ser felizes com alguém um dia.

Paixão, por ser algo completamente superficial, que não tem sustentabilidade e muito menos companherismo. Tem marcado seu lugar por ser satisfatório e sem compromisso ou pelo simples fato de possivelmente não se machucar em uma relação porque não existe amor realmente.

O amor é verdadeiro, onde as pessoas tentam se completar, ser cada vez melhor uma com a outra, saber se sujeitar para fazer a vontade do outro. Amar é poder ser livre para se expressar e sem desconfiança, é saber superar as dificuldade e enfrentar os problemas juntos.

A vida é muito curta para ser baseada em relacionamentos superficiais, da qual o único proveito a se tirar é o prazer momentâneo e assim não conseguir regozijar de um amor verdadeiro e descobrir o que é realmente o mais prazeroso.



Obs: Existem quatro tipos de amor, o amor Eros (humano,físico e sexual), o amor Philos (amizade), o amor Storge (familiar) e o amor Ágape (incondicional, o amor de Deus). Todos esses amores são passageiros, um dia sua mãe pode te decepcionar, ou seu amigo ou sua namorada, mas Deus jamais te decepcionaria pois o amor dele é o Ágape, o incondicional.


"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."


Dedico esse texto a Laura Fiamoncini, um presente de Deus na minha vida :D



5 comentários:

  1. Diz pra mim que ter um irmão apaixonado e intelectual é muuito legal?
    ;* bruna..

    ResponderExcluir
  2. Te amo muito vida, que Deus continue abençoando nosso amor :)

    ResponderExcluir
  3. Ain que lindo *__* nem parece o menino que eu conheço! IUAHEUIAEHIUAEHAUIEHAIUEHAIUHE! ♥

    ResponderExcluir
  4. Puta que o Pariu...
    Hoje em DIA tá todo mundo maluco ( Aposto que é um EVANGÉLICO FANÁTICO !!!)

    E que poha é essa de Amor Eros,Philos, e escaralha a quatro.... !!??????

    Pow.. Tu deve tá FUMANDO uma ERVA das FORTES...
    Se tiver de sobra...

    Me Manda, flws....
    hsuahsuahsuahsuahs

    Mlk Maluco...

    ResponderExcluir
  5. não sou evangélico fanático não...
    só tenho mais valor a vida do que você, assim acredito...
    quanto ao amor Eros, Philos etc são os tipos de amor que existem... mas você fala isso hoje...
    um dia você vai encontrar uma pessoa que você goste de verdade e irá perceber essas coisas...
    isso só é questão de maturidade :D
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir